Embora hoje existam uma ampla variedade de conteúdos que ensinam as pessoas sobre desenvolvimento de site.

O recomendável é que esta tarefa seja desempenhada por um profissional qualificado nesta área.

Visto que além de um vasto conhecimento teórico, o responsável pelo desenvolvimento de sites possui a experiência necessária para identificar as reais necessidades de cada cliente.

Confira!

Identificando os especialistas em desenvolvimento de sites

Seja por falta de tempo ou afinidade com o meio tecnológico, grande parte dos empreendedores não conseguem criar o site da própria empresa, mesmo com inúmeros materiais que ensinam o passo a passo.

Para isso, acabam tendo que contratar um profissional especializado em desenvolvimento de site.

Independente dessa decisão ter sido tomada por falta de conhecimento para realizar sozinho este trabalho, ou por considerar esta a melhor alternativa.

Não há como negar que esta seja a alternativa mais assertiva, porém, nesse momento costuma surgir a dúvida: qual profissional indicado para o desenvolvimento de sites?

Para te ajudar nesta tarefa, listamos neste post alguns dos diversos profissionais que podem te dar o suporte necessário para que seu site alcance os objetivos que você espera.
Webdesigner

O trabalho do webdesigner no desenvolvimento de site é completo, já que engloba todo conteúdo do site que será apresentado ao cliente, tais como:

● Layout do site;
● Imagens;
● Banners;
● Formatação de textos.

Ou seja, este profissional tem condições de administrar toda a parte visual do site, além de organizar os arquivos, com a finalidade de desenvolver e facilitar a navegação na página.
Analista Web

A análise e desenvolvimento de projetos de sistemas web é executada pelo analista web, a partir de levantamentos dos requisitos do contratante, faz o mapeamento dos processos, bem como a modelagem de dados.

Tudo isso com a finalidade de realizar a implementação de sistemas, levando em conta as necessidades da empresa.

Mas não pára por aí, o analista web pode atuar no desenvolvimento de site por meio das seguintes atividades:

● Fazer a avaliação do desempenho de programas já implantados;
● Solucionar falhas técnicas;
● Redigir manuais.
Desenvolvedor/Programador

Além de redigir o código-fonte, o desenvolvedor ou programador responsável pelo desenvolvimento de sites pode fazer adaptações e correções de falhas no gerenciamento de conteúdo da página.

Como também dos templates e plugins, visando solucionar com eficiência os problemas apresentados pelo site, a fim de melhorar o seu funcionamento.
Especialista em usabilidade

A missão principal deste profissional é procurar conhecer o que os usuários esperam encontrar quando acessam um site.

Por isso, sua atuação como pesquisador de mercado, visa realizar constantes estudos com o foco de descobrir o gosto do público, para assim proporcionar melhorias ao site de seus clientes.
Profissional de marketing digital

Com formação em publicidade para a web, o profissional de marketing digital é essencial para o sucesso do desenvolvimento de site.

A grande vantagem desse profissional é seu grande conhecimento em:

● Comunicação e marketing;
● Pesquisa de mercado;
● Estatística;
● Sociologia.

Com isso, o profissional de marketing digital desenvolve seu trabalho tendo como metas a identificação de novas oportunidades, as tendências de mercado e os possíveis problemas que devem ser corrigidos.

Por fim, é ele o responsável por determinar as projeções de vendas, trabalhando em parceria com o comércio.

Feito tudo isso, ainda deve avaliar e apresentar os resultados alcançados com os produtos que já foram lançados no mercado.
Conclusão

De fato, a importância do desenvolvimento de sites para sua empresa você já deve ter entendido.

Agora, sabendo os inúmeros profissionais que podem te ajudar a criar um site atraente, responsivo e de fácil navegabilidade para seus clientes, com certeza as chances de erros nas suas escolhas serão reduzidas drasticamente.