A palavra holística tem sido usada para descrever práticas de saúde que incluem acupuntura, massagem terapêutica, Reiki, naturopatia e homeopatia. Essas práticas procuram trazer harmonia aos estados físicos, energéticos e / ou nutricionais dos indivíduos.

A psicoterapia holística também busca trazer equilíbrio entre esses sistemas. No entanto, como em toda psicoterapia, seu foco principal é o tratamento da dor psicológica e emocional que se manifesta na depressão, ansiedade, trauma e distúrbios relacionados. É a maneira como a psicoterapia holística trata esses transtornos que marca seu afastamento da psicoterapia convencional e denota sua eficácia singular.

De um modo geral, a psicoterapia tradicional se concentra em pensamentos e comportamentos problemáticos, interpreta o significado subjacente desses pensamentos e comportamentos e, a seguir, fornece soluções que são praticadas pelos clientes e ajustadas conforme as circunstâncias o Formação Psicoterapeuta Funciona.

Ao contrário da psicoterapia tradicional, a psicoterapia holística promove o crescimento e a cura de maneira otimizada, observando a relação sinérgica entre todas as maneiras como nos experienciamos e o mundo – pensar, sentir, fazer e sentir. Os praticantes holísticos então canalizam esse conhecimento por meio de métodos que apóiam a interação saudável entre os processos da mente pensante, do corpo sensível e do espírito emocionalmente envolvido para trazer crescimento e cura.

A psicoterapia holística envolve métodos que nos incentivam a falar, sentir, agir e sentir de forma a tornar nossas experiências gerenciáveis, seguras e fortalecedoras. A psicoterapia holística nos ajuda a dar sentido aos estados de ansiedade e depressão, administrar sentimentos avassaladores, trazer soluções para nossos problemas e nos ensina como planejar com eficácia nosso futuro.

A psicoterapia holística reconhece, por exemplo, que a depressão é um sintoma. A depressão pode parecer o problema, mas na verdade é o mensageiro que nos diz que estamos sofrendo de um desequilíbrio em alguma parte de nós mesmos. A depressão é a luz vermelha que nos sinaliza para parar. Assim como você não continuaria dirigindo um carro com a luz do motor piscando sem correr o risco de colapso, ignorar a depressão pode causar um colapso físico e emocional.

A psicoterapia holística é o equivalente à medicina preventiva. Um praticante holístico avaliará que área ou áreas do self estão causando angústia – a mente, o corpo ou as emoções – e como cada área está afetando a outra. Um psicoterapeuta holístico possui ferramentas e métodos de última geração aprimorados por anos de prática e treinamento contínuo para ajudar indivíduos, casais e famílias a identificar a fonte de experiências deprimidas e ansiosas, ao mesmo tempo que ajuda a aliviá-las e, em seguida, fornece orientação para desenvolver habilidades preventivas para proteger contra a recorrência.

A psicoterapia holística não é uma psicoterapia eclética ou um conjunto de técnicas aprendidas uma vez em um workshop. É uma combinação consciente, habilidosa e orgânica de métodos orientais de cura com psicoterapias de cura ocidentais que o apóiam com segurança para se engajar em todas as suas formas de experimentar-pensar, sentir, sentir, fazer – para que você se relacione consigo mesmo com compreensão, respeito, apreciação , e aproveite.

A psicoterapia holística reconhece que você tem todas as respostas e sua função é ajudá-lo a acessar essas respostas com competência, ação responsável e uma sensação de controle saudável.